OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA AVENIDA DO CONTORNO BR-101/RJ

 

A Autopista Fluminense deu início à limpeza do terreno para o desmonte de 40 mil metros cúbicos de rochas, intervenção que compõe as obras de ampliação de capacidade da Avenida do Contorno,em Niterói – região com maior movimentação de veículos do trecho da BR-101 RJ Norte administrado pela concessionária, com cerca de 90 mil veículos por dia. Máquinas e operários trabalham às margens da pista sentido Espírito Santo, no km 321,1, em frente ao Estaleiro UTC. O desmonte de rocha será feito a frio, sem detonação de explosivos. Esse procedimento é mais seguro e causará menos interferência no trânsito de veículos.

Todo material pétreo retirado da rocha – cerca de 80 mil toneladas ou o suficiente para encher cerca de oito mil caminhões de médio porte -, será utilizado nas obras. O escoamento desse material será feito no período noturno. As intervenções são planejadas de forma a gerar o menor impacto possível no dia-a-dia dos usuários da rodovia.

Também estão em construção as 66 vigas (cada uma pesando 70 toneladas) necessárias para implantação do novo viaduto sobre o pátio Leopoldina Railway (antiga estação ferroviária do Barreto), que terá 480 metros de extensão e onde atualmente está localizado o canteiro de obras e o pátio de vigas. Para a construção do novo viaduto, serão utilizados 4,6 mil metros cúbicos de concreto e cerca de 1.500 toneladas de aço.

 

A íntegra desta notícia você encontra no seguinte endereço http://www.autopistafluminense.com.br/?link=noticias.ver&id=11843

 Fonte: Autopista Fluminense